Horta em casa: Como fazer e cuidar da sua horta

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Horta em casa: Como fazer e cuidar da sua horta

16 Novembro 2018

Escrito por: Hanna Nahon Casarini (arquiteta, urbanista e paisagista)

Na última publicação, falamos sobre quais espécies plantar e onde fazer veja aqui , no post de hoje falaremos sobre como fazer a sua horta dentro de casa e como cuidar das suas hortaliças e vegetais.

Após escolher o local ideal para sua horta, lembrando que este espaço deve ser arejado e com boa iluminação, de preferência um local que receba pelo menos três horas de sol por dia, lembrando que a incidência do sol da manhã é a melhor opção. Estas dicas são indispensáveis para a sobrevivência da planta, vale lembrar que a incidência de luz solar varia de acordo com a época do ano, portando, se necessário, mude-as de lugar.

Local, espécies e o tipo de horta definidos, chega o momento de montar a mesma, veja abaixo o passo a passo para ter uma linda horta dentro de casa.

Para fazer o plantio de sua horta, é muito simples, porém deve-se ficar atento e ser cuidadoso. Seja em vasos ou uma jardineira, é muito importante se atentar a forma de montagem da sua horta, o primeiro passo é colocar ao fundo uma camada de argila expandida e logo em seguida a manta geotêxtil, ou bidim, como é mais conhecida. Estas duas camadas são extremamente importantes na drenagem da água, para que a mesma não fique acumulada em contato com a raiz das plantas, que pode fazer com que elas morram. A manta de bidim serve para segurar a terra e evitar que a terra escoa cada vez que o vaso for regado.

O segundo passo é colocar a terra, esta deve ser especial para o plantio, você encontra facilmente em lojas de jardinagem. Após colocar um pouco de terra, adicione as mudas da planta, tome cuidado ao manuseá-las para não destruir o torrão de terra da própria planta, indispensável para a adaptação da mesma no novo local. Complete com mais um pouco de terra e em seguida, faça a primeira rega.

O terceiro e último passo depende do tipo de horta escolhida, caso tenha sido em diversos vasos, é a hora de dispor eles no local escolhido, coloque os vasos maiores ao fundo para facilitar o manuseio dos vasos menores que devem ficar à frente. Se a escolha foi a horta vertical, pendure os vasos da forma que melhor te agradar.

Sobre as regas e quantidade de água, é importante saber que cada espécie demanda de uma quantidade específica de água, de forma geral, deve-se regar quatro vezes na semana, de preferência logo pela manhã ou mais no final da tarde, pois não há a incidência direta do sol na horta.

Deve-se irrigar os vasinhos de forma que não escorra água por baixo, tenha cuidado com o excesso de água, pois isto pode apodrecer as raízes e levar embora os nutrientes da terra. O ideal é direcionar a água próxima à raiz e evitar jogar diretamente nas folhas, desta forma, além do excesso de água, também evita que alguma doença que esteja nas folhas se prolifere para o resto da planta.

Uma dica para verificar a necessidade de água é observar o aspecto da planta, se as folhas estiverem murchas e/ou amareladas, são sinais de falta de água. Você também pode verificar ao inserir o dedo ou um palito na terra, se ao retirar, estiver úmido ou com terra grudada, o solo ainda está molhado; caso contrário, deve-se regar novamente.

Estas foram algumas dicas de como plantar e cuidar da sua horta, fique atento nas próximas postagens do blog e entre em contato com a Workay para maiores informações sobre orçamentos para sua horta em casa.

Fonte: Habitíssimo