Entenda como as cores dos ambientes podem influenciar positiva ou negativamente nas pessoas

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Entenda como as cores dos ambientes podem influenciar positiva ou negativamente nas pessoas

11 Dezembro 2018

Na última publicação , explicamos como as cores das paredes podem modificar a percepção de tamanho dos ambientes, e hoje, explicaremos como as cores podem influenciar positiva ou negativamente nas sensações que elas podem transmitir para as pessoas.

Para uma boa ambientação dos cômodos, a escolha das cores para a pintura das paredes é muito importante para que resulte em uma harmonização interessante entre paredes e móveis escolhidos para o ambiente, de forma que tenha um contraste entre eles de acordo com o que se deseja transmitir naquele local.

De modo geral, os tons claros são boas escolhas para regiões quentes, pois não retêm calor. Já as mais escuras e saturadas, por seu caráter de acolhimento, são boas opções para locais frios. As cores mais intensas podem ser utilizadas próximos às janelas, desta forma, a claridade irá realçar de forma ideal a tonalidade da cor utilizada, é sempre importante se atentar para os móveis e outros itens da decoração como almofadas, quadros e vasos para que combinem entre si.

Deve-se prestar atenção para o excesso no uso de cores intensas, estas podem se tornar cansativas aos olhos ao longo dos anos, por isso é importante pensar bem na escolha das cores na hora de renovar os ambientes de sua casa.

Na hora de escolher a cor na loja, consulte vários mostruários, pois as cores variam de acordo com a marca da tinta. Outra dica importante é escolher um tom mais claro da que você gosta, pois, ao ser aplicada na parede, a tinta tende a escurecer.

As cores e seus efeitos nos ambientes

Branco, paz: a cor está associada à pureza, transmite paz, cura e tranquilidade. Uma das mais utilizadas em ambientes pequenos e com pouca luz natural, pois a mesma reflete a luz e dá a sensação de ampliar o local. A cor também estimula a criatividade e imaginação, porém para trazer também aconchego ao local, é importante que o branco esteja aliado à outras cores, seja em outra parede ou nos móveis e itens de decoração.

Creme, serenidade: possuem um efeito calmante e traz elegância ao ambiente, é mais utilizado para decorar as paredes de salas ou dormitórios. Por ser uma cor neutra, harmoniza bem com qualquer estilo de decoração, ressaltam texturas e mobiliários.

Tons de terra: sobriedade. As variedades são muitas, podem ser cor de areia, terra, argila, terracota, entre outros; simbolizam a conexão com a natureza e normalmente se associam a pessoas realistas e seguras, por sua sobriedade. Proporciona aspecto natural e quando em contato com a luz, a mesma é realçada.

Preto: caracterizada pela ausência de cor, é a que menos reflete a luz. Desta forma deve-se ter cautela em sua utilização, o ideal é que seja utilizada para realçar outras cores, ou seja, em detalhes, e não em grandes áreas. Quando em excesso, pode expressar agressividade.

Vermelho, envolvente: traz personalidade. É uma cor vibrante e transmite a vitalidade e desejo. As tonalidades mais apagadas, foscas, como o bordô conseguem transformar o ambiente mais acolhedor; suas variações mais suaves transmitem dinamismo e contribuir para o aprendizado. Deve-se ter cautela em sua utilização, em excesso podem provocar a ansiedade e agitação.

Laranja, energia: relacionado com o entusiasmo, reflete emoção. Seus tons mais escuros contagiam os ambientes com seu ‘calor’, já as tonalidades mais suaves potencializam a luz, ambas expressam personalidade e realçam a beleza de outros materiais utilizados na decoração, como a madeira, fibras e couro, por exemplo. São versáteis e podem ser utilizadas em harmonia com diversos estilos de decoração.

Amarelo, alegre: vibrante, transmite alegria e favorece a criatividade. Muito utilizado em ambientes escuros pois sua cor potencializa a luz natural. Quando aplicadas em dormitórios, indica-se as tonalidades claras por ser um local de descanso; pode ser combinado com itens nos tons de ocre, beje, marrons ou branco.

Azul, relaxante: sugere a sensação de segurança e confiança, além de relaxante e tranquilizador. Em qualquer tonalidade, realça peças de madeiras claras e harmoniza com elementos em branco.

Verde, frescor: equilíbrio, harmonia e auxilia na redução do estresse. Está associada à natureza e liberdade, influenciam no humor e podem estimular pessoas que estão deprimidas. Quando utilizada em seus tons mais escuros, é capaz de criar ambientes mais acolhedores enquanto os tons mais claros trazem mais alegria, entusiasmo.

Inspire-se nas dicas acima e aposte nas cores para tua casa, traga sua personalidade aos ambientes decorados. Entre em contato com a Workay e solicite um orçamento.

Fonte: Vai com Tudo