Entenda como as cores das paredes podem influenciar na sensação de tamanho dos ambientes.

Blog Workay!

Notícias e conteúdos para quem busca encontrar o profissional certo sem dor de cabeça.

Entenda como as cores das paredes podem influenciar na sensação de tamanho dos ambientes.

01 Dezembro 2018

A escolha da pintura das paredes é um dos itens mais importantes ao renovarmos os ambientes de nossa casa ou apartamento, através das cores é possível modificar a percepção de tamanho dos cômodos. Através das cores podemos evidenciar volumes, criar profundidade, reduzir ou ampliar as dimensões de um cômodo.

Desta forma, trouxemos hoje algumas dicas de como a combinação de cores podem influenciar na sensação e percepção do espaço através do olhar.

Quando a intenção é dar amplitude à um cômodo pequeno, busque utilizar tons claros tanto nas paredes como no teto, dando preferência ao branco ou bege, pois estes refletem mais a luz e dão a impressão de um espaço maior. Já no piso, é possível optar com uma cor clara também ou ainda um piso escuro em oposição às paredes de teto, desta forma tem-se uma melhor definição espacial do ambiente.

Já em ambientes amplos onde a intenção é compactar para se tornar mais acolhedor, uma opção é utilizar cores escuras nas paredes e teto. Desta forma, tira-se o caráter impessoal de um ambiente grande demais trazendo a sensação de aconchego para este ambiente.

Para alongar um cômodo, deve-se aumentar as linhas horizontais, para realçar este efeito, uma das estratégias é combinar as paredes escuras com o teto e piso claros. Já para encurtar, ou seja, diminuir a profundidade, a dica é pintar apenas a parede com uma cor mais escuras e as demais paredes e teto em tom mais claro.

Quando houver a necessidade de rebaixar ou elevar o pé direto do ambiente, as cores também podem influenciar nesta intenção. No primeiro modelo, quando a intenção é diminuir o pé direito, escolha uma cor mais escura para o teto e outra cor clara para as paredes. Já para o segundo modelo, onde a intenção é levantar o pé direito, faz-se o contrário, ou seja, teto claro e paredes em tom escuro.

E por fim, as cores também dar a sensação de estreitar ou alargar o ambiente, no primeiro, pinte as paredes opostas com to mais escuro e deixe o tom mais claro para o piso, teto e parede de fundo. Para a segunda opção, de alargar o cômodo, pinte o fundo e teto com a cor escura e as paredes laterais com a cor clara.

Estas foram algumas dicas de como as cores das paredes podem influenciar na percepção dos ambientes na sua casa ou apartamento, fique atento nas próximas postagens do blog e entre em contato com a Workay para maiores informações e orçamentos na hora de renovar seu lar.

Fonte: Líder Interiores